INESC TEC e Centro Hospitalar Universitário de S. João assinam protocolo para colaboração estratégica na área das tecnologias para a saúde

Image

Documento foi assinado durante o Fórum INESC TEC do Outono, na presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Secretário de Estado da Saúde


O INESC TEC e o Centro Hospitalar Universitário de S. João (CHUSJ) assinaram um protocolo de colaboração que tem como objetivo apoiar a criação e a coordenação de novas oportunidades nas áreas emergentes das tecnologias para a saúde.  O documento, que resulta de uma visão conjunta entre as duas instituições na inovação tecnológica, foi assinado durante o Fórum INESC TEC do Outono, que contou com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Diogo Serras Lopes, Secretário de Estado da Saúde.

As áreas identificadas nesta parceria, correspondem a problemas ou desafios reais, vividos na prática do dia-a-dia hospitalar, designadamente telemedicina e telemonitorização, gestão hospitalar, green hospital – digitalização e sustentabilidade, sistemas de apoio à decisão clínica, bases de dados abertas, sistemas de informação para a saúde, ciência de dados e inteligência artificial, tecnologias de IoT (internet of things) e robótica.

Assim, esta colaboração vai permitir continuar a apostar na inovação tecnológica na saúde, uma área onde o INESC TEC tem vindo a trabalhar há vários anos no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem os profissionais de saúde em áreas tais como a gestão de cancro, rastreio de doenças, neuroengenharia, gestão hospitalar ou políticas públicas de saúde.

“Pretendemos com este protocolo aumentar a relevância e o impacto na comunidade da nossa investigação na área da saúde. Comprometemo-nos, desde logo, a contribuir para o reforço do sucesso do CHUSJ nas múltiplas áreas da sua missão, dos cuidados de saúde à formação e à investigação. E propomo-nos atuar em conjunto e com maior determinação no fortalecimento dos ecossistemas de inovação em saúde em que ambos estamos envolvidos, nomeadamente na Universidade do Porto e na nossa região”, afirma João Claro, Presidente da Comissão Executiva do INESC TEC e docente na FEUP.

“Este protocolo permitirá que o investimento realizado em investigação e desenvolvimento de tecnologias se aproximem das reais necessidades do Hospital e nas dificuldades sentidas no dia a dia, envolvendo a comunidade científica na investigação de novas soluções, mais integradas e, que permitam ao CHUSJ melhorar a sua prestação de cuidados junto do utente. É nesta visão de futuro, que o CHUSJ, assina este protocolo”, refere Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ.

Ver no website