Robô do INESC TEC ganha prémio internacional de design

Image

O Robô Weta, desenvolvido no âmbito do projeto SCORPION do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, foi atribuído com o IF Design Award 2022.


O Robô Weta, desenvolvido no âmbito do projeto SCORPION do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, foi atribuído com o IF Design Award 2022.

Esta nova tecnologia, com design concebido pela Everythink — empresa incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, surgiu para responder às necessidades de movimentação nas vinhas de montanha, apresentando capacidades de executar tarefas de monitorização, pulverização de precisão, monda e colheita seletiva em contexto de culturas permanentes e arbóreas. Sendo uma tecnologia de automação de processos com altos níveis de precisão, pretende-se que possa reduzir significativamente o uso de produtos fitofármacos e aumentar a qualidade do trabalho em contexto de agricultura.   

Este projeto é de particular interesse para PME’s e start-ups, em geral alvo de limitações no que respeita ao desenvolvimento de plataformas robóticas, uma vez que se trata duma solução desenhada para que possa ser adquirida e produzida facilmente por pequenas empresas que queiram entrar no mercado com uma solução robótica para agricultura de precisão.

Filipe Neves dos Santos, responsável por este projeto, destaca a importância de receber um prémio desta categoria. “Esta distinção premeia a qualidade dos nossos protótipos e é um selo de qualidade que podemos apresentar às empresas potenciais tomadoras destas tecnologias”, afirma.

O prémio foi entregue no dia 16 de maio, numa noite de celebração que decorreu em Berlim. Este é já o segundo iF Design Award da Everythink, empresa da UPTEC responsável pelo design do robô, que venceu o prémio em 2018 com a criação de um violino em fibra de carbono.

O iF Design Award é um reconhecimento de design internacional, atribuído desde 1953. Lançada na Alemanha, esta iniciativa permite conferir às tecnologias um selo de qualidade denominado iF, que significa “bom design para consumidores e comunidade especializada”.

Portugal arrecadou um total de 11 prémios, mas um pouco por todo mundo foram reconhecidos mais de 3500 projetos.

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

Ver no website