“Riqueza de patentes”, tecnologia, reuniões: INESC TEC em França para aprofundar “internacionalização”

Image

O INESC TEC esteve na Techinnov, um evento B2B dedicado a inovação que serve de plataforma para contacto com empresas em busca de soluções inovadoras. Depois de uma participação bem-sucedida no ano passado, desta vez o Instituto reforçou a presença.


As tecnologias do INESC TEC nas áreas de energia, mar, instrumentação e saúde estiveram em destaque na Techinnov, em Paris, para um dia de contacto e reuniões com players de inovação franceses. Este evento, que é uma plataforma para potenciais parcerias, foi também montra para o INESC TEC vender patentes e oferecer os seus serviços como instituto com a capacidade de desenvolver projetos de I&D&I para responder as necessidades de empresas.

Num evento “intenso”, com reuniões durante todo o dia, a participação do INESC TEC ficou ainda marcada por uma apresentação de Augustin Olivier, Business Developer.

“Participámos em 2023, mas sem stand. A abrangência e qualidade dos contactos realizados na altura foram o incentivo para ter uma presença mais marcada fisicamente e mostrar a riqueza de patentes existentes no INESC TEC”, contextualiza Augustin Olivier.

O balanço da participação neste evento dedicado à inovação e com enfoque em reuniões B2B é “positivo”. “Conseguimos estabelecer contactos com empresas francesas e internacionais, com potencial comercial e que contribuem para estabelecermos melhor estratégias de valorização”, referem Marta Vranas e Rita Lopes, do Serviço de Apoio ao Licenciamento do INESC TEC.

Augustin Olivier acrescenta: “A nossa participação está enquadrada na internacionalização do INESC TEC, com a divulgação e procura de contratos de I&D e destaque para o mercado francês. Esta estratégia foi impulsionada pela renovação da nossa certificação “Agrément CIR”, obtida junto das autoridades científicas francesas”.

O Business Developer foi ainda responsável por uma apresentação dedicada à implantação pioneira de um Grande Modelo de Linguagem (LLM, em inglês) vertical no Instituto Português de Oncologia. Aliada à presença do stand e às reuniões contínuas, esta apresentação permitiu, segundo o Serviço de Apoio ao Licenciamento, “aumentar a visibilidade da instituição”.

Na edição de 2024 da Techinnov realizaram-se 8000 reuniões de negócios e estiveram presentes 190 expositores, 320 representantes de start-ups e 200 representantes de grandes grupos à procura de soluções inovadoras. Nas 30 conferências e pitches, as discussões centraram-se em torno de temas essenciais para a inovação: financiamento, sectores em desenvolvimento e indústria.

Ver no website