Sistema robótico desenvolvido pelo INESC TEC conclui com sucesso voos de microgravidade

Image

O INESC TEC desenvolveu um free-flying robot, isto é, uma esfera robótica aérea compacta e totalmente autónoma, que “voou” até ao Canadá para ser testado em voos de microgravidade. Foram dois os investigadores do INESC TEC – André Santos e João Coutinho -, que concluíram com sucesso os voos parabólicos.


A experiência decorreu na primeira semana de outubro no National Research Council do Canadá e contou com o apoio do International Institute for Astronautical Sciences (IIAS), com quem o INESC TEC tem um memorando de entendimento (MoU) assinado, e da University of Maryland Eastern Shore.

Primeiro embarcou André Santos, naquela que foi a sua primeira experiência em ambiente de ausência de peso. O investigador apoiou uma experiência relacionada com suporte básico de vida, realizando compressões num manequim em microgravidade.

No dia seguinte, foi a vez de João Coutinho, que testou o sistema robótico desenvolvido pelo INESC TEC. Protótipo esse desenvolvido para prestar apoio multifuncional a astronautas durante Atividades Extraveiculares (EVA) e Intraveiculares (IVA), oferecendo soluções avançadas em contextos espaciais, mas também para funcionar no futuro como um “scout-robot” para monitorização e que foi concebido no âmbito do projeto exploratório Sentinel-Orb, financiado pelo programa MIT Portugal.

“Senti uma grande responsabilidade de representar o trabalho e o esforço de toda a equipa. É um privilégio poder levar esta tecnologia ao limite, num ambiente tão desafiante como a microgravidade”, explica João Coutinho.

Os investigadores já tinham estado na Austrália, no International Astronautical Congress (IAC), o mais importante evento do mundo na área do Espaço, a representar o INESC TEC. O final da viagem deu-se com a ida de André Santos e João Coutinho ao Canadá, juntamente com o protótipo desenvolvido pelo Instituto, para o testar, com sucesso, num voo parabólico.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e ao ISEP.

Ver no website