INESC TEC ao volante de solução que permite carregar carros elétricos e receber descontos

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Em três lojas Continente do país já é possível carregar o veículo elétrico e “participar no ecossistema de energia”. A solução é um incentivo à mobilidade elétrica e foi desenhada durante o projeto InterConnect, que o INESC TEC liderou durante cinco anos.

 


Ir ao supermercado, carregar o carro elétrico e aproveitar descontos. O INESC TEC está a contribuir para incentivar a mobilidade elétrica com uma solução que utiliza modelos de aprendizagem computacional e algoritmos de otimização, para, a partir de dados, criar um serviço que incentiva o carregamento de veículos elétricos em períodos do dia mais favoráveis.

O serviço oferece descontos nas tarifas de carregamento em períodos com excesso de produção de energia renovável, através de painéis fotovoltaicos ou quando os preços de eletricidade estão mais baixos. Esta informação é depois transmitida ao consumidor através da aplicação Continente Plug&Charge. A solução é o resultado do projeto InterConnect, liderado pelo INESC TEC, e é usada todos os dias por clientes das lojas Continente de Matosinhos, Amadora e Évora, as três localidades que receberam o piloto do projeto.

A solução torna não só o carregamento mais acessível para os utilizadores, como também permite que o carregamento seja feito de forma mais sustentável. Adicionalmente, reduz os custos operacionais – ou seja, custos de eletricidade – do operador da estação de carregamento”, explica Carlos Silva, investigador do INESC TEC.

Eis como funciona: à informação vinda de toda a infraestrutura de carregamento das lojas juntam-se os dados relativos ao preço da eletricidade e da produção local. Depois, o sistema faz uma previsão da ocupação dos postos de carregamento para o dia seguinte e define tarifas e incentivos consoante a otimização – o excedente fotovoltaico é canalizado para os carregamentos elétricos ao invés de ser vendido à rede. Uma notificação push, sob a forma de happy hours, que variam de dia para a dia, chega ao consumidor no dia anterior.

“A Happy Hour foi uma funcionalidade muito relevante que introduzimos na App Continente Plug&Charge. Traz flexibilidade ao negócio, permitindo deslocar o cliente para períodos menos procurados ao longo do dia. Mas a principal vantagem reside nos benefícios para o cliente que passa a ter um papel ativo no ecossistema da energia, uma vez que, alterando os seus hábitos e comportamentos, pode daí retirar benefícios”, salienta André Gomes, da MC.

Uma centena de incentivos

A solução saída do projeto InterConnect, que durante cinco anos desenvolveu soluções interoperáveis para ligar casas, edifícios e redes inteligentes, “introduz uma nova dinâmica de gestão de consumo e dos recursos energéticos em infraestruturas de carregamento e estabelecimentos comerciais”. Mas não só: as vantagens económicas funcionam como um incentivo à adesão de mais utilizadores à mobilidade elétrica.

O serviço está operacional desde janeiro de 2024 e são atribuídos todos os meses mais de 100 descontos no total das três lojas que permitem reduzir os custos de carregamento dos utilizadores. Estas três lojas Continente consumiram, no total, mais de 85 MWh de eletricidade em períodos com desconto até agosto de 2024.

“Os resultados obtidos permitem também confirmar que a maioria dos descontos oferecidos nas lojas estão alinhados com períodos em que os preços de mercado são mais baixos ou existe excesso de geração fotovoltaica, cumprindo o objetivo pré-definido”, contextualiza Carlos Silva.

E há outros benefícios – mas pode ser mais complicado estimá-los. Por exemplo: como é que os clientes reagem aos incentivos? Neste momento, os investigadores estão a estudar técnicas avançadas para avaliar o real impacto da disponibilização dos descontos aos utilizadores de veículos elétricos. Esta informação pode ser uma mais-valia para alterar hábitos de comportamento.

“Embora o projeto já tenha terminado, a solução encontra-se ainda operacional, para que os utilizadores possam usufruir dos incentivos já fora da “vida” do projeto”, remata Carlos Silva. E até é possível que os carregadores cheguem a mais lojas da MC.

O investigador dá conta que as linhas de investigação podem, no futuro, ser exploradas “no âmbito da conceptualização deste serviço e dos dados obtidos resultantes da implementação do mesmo, com oportunidades para expandir a diferentes tipos de estabelecimentos comerciais”.

O projeto InterConnect teve início em outubro de 2019 e terminou em março de 2024 e colocou sistemas e utilizadores a interagir de forma transparente e sustentável, sem precisarem de estarem dependentes de um fabricante de equipamentos específico. Em Portugal, para além do piloto comercial, liderado pela MC, o demonstrador contemplava ainda um residencial, da responsabilidade da E-REDES.

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