INESC TEC marca presença na maior conferência mundial de computação avançada
Decorreu de 17 a 22 de novembro, em Atlanta, USA, mais uma edição da International Conference for High-Performance Computing, Networking, Storage, and Analysis (SC24) e o INESC TEC marcou presença neste evento. Desde a apresentação de um paper num dos workshops, até à exposição de dois projetos europeus da área no qual está envolvido, o Instituto esteve presente naquela que é a maior conferência mundial de computação avançada.
O artigo “Can Current SDS Controllers Scale To Modern HPC Infrastructures”, em colaboração com o Texas Advanced Computing Center (TACC), dos USA, e o National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST), do Japão, foi apresentado no Communication, I/O, and Storage at Scale on Next-Generation Platforms – Scalable Infrastructures (IXPUG) Workshop, que tem como objetivo reunir utilizadores, investigadores e programadores de HPC de todo o mundo para partilhar experiências sobre tópicos pertinentes para o futuro dos grandes sistemas heterogéneos de HPC.
Em concreto, este artigo procura oferecer qualidade de serviço (QoS) aos sistemas de armazenamento em infraestruturas de grande escala. Para tal, aplica o paradigma de Software-Defined Storage (SDS), que possibilita uma gestão holística dos pedidos concorrentes sobre esses sistemas. O artigo apresentado explora as vantagens e limitações das soluções atuais de SDS e, com esse fim, realiza o primeiro estudo experimental que avalia o desempenho e a escalabilidade de designs do plano de controlo de soluções atuais de SDS.
Também o projeto HANAMI foi o ponto central de uma sessão do Birds of a Feather (BoF) intitulada “Building International HPC Collaborations Across Continents to Tackle Grand Challenges: HANAMI Project”. A sessão destacou o objetivo do projeto em unir a Europa e o Japão para abordar questões prementes em HPC, demonstrando o potencial das parcerias globais na promoção da inovação e na resolução de problemas científicos complexos.
Já o projeto EPICURE, esteve presente nos stands de dois parceiros, nomeadamente, do LUMI e do IT4I, com materiais de promoção do projeto e sobre qual surgiram algumas conversas durante a conferência. Além destes projetos, também o Minho Advanced Computing Center (MACC) esteve em destaque no stand do EuroHPC, juntamente com as restantes máquinas europeias.
A SC tem vindo a tornar-se a conferência mundial mais importante nesta área, contando com milhares de participantes nos últimos anos. Além disso, conta com uma comunidade diversificada de participantes, incluindo investigadores, cientistas, programadores de aplicações, pessoal e gestores de centros de computação, bem como representantes da indústria informática, gestores de programas de agências, jornalistas, entre outros.