A Fábrica do Futuro também se faz com I&D INESC TEC – e vai revolucionar o setor automóvel
A DRIVOLUTION é uma das Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e conta com a participação do INESC TEC. O objetivo desta Agenda, que reúne 38 parceiros e tem um investimento superior a 50 milhões de euros, é criar um modelo de Fábrica do Futuro, capaz de responder aos desafios do setor automóvel. Da participação do INESC TEC, já resultou o desenvolvimento de um Veículo Aéreo Autónomo destinado a executar operações logísticas em armazéns industriais.
Concebido para operar de forma totalmente autónoma em ambientes interiores, contribuindo para a digitalização e otimização dos processos logísticos, este Veículo Aéreo Autónomo (UAV), testado nas instalações da Volkswagen Autoeuropa e em conjunto com as equipas da empresa, integra tecnologias avançadas de perceção, localização indoor e planeamento de trajetória.
“Estas tecnologias avançadas permitem realizar três funcionalidades principais: a conciliação e verificação de stock, a identificação de espaços livres para armazenamento e a localização de material no interior do armazém”, avança André Dias, investigador do INESC TEC.
Em específico, a primeira funcionalidade – conciliação e verificação de stock – relaciona-se com a leitura automática de etiquetas, por exemplo, códigos de barras ou identificação por radiofrequência (RFID) instaladas nas prateleiras ou nos produtos, e com a comparação dos dados recolhidos com o sistema de gestão de armazém (WMS), assegurando a consistência da informação de inventário. Já a segunda – identificação de espaços livres para armazenamento -, prende-se com a análise visual e sensorial das estantes para detetar posições vazias, e com a produção de informação em tempo real que apoia a gestão dinâmica do espaço de armazenamento.
Por sua vez, a terceira funcionalidade – localização de material no interior do armazém – diz respeito à utilização de visão computacional e/ou sensores adicionais para identificar e confirmar a posição de materiais armazenados e a redução do tempo de procura e aumento da rastreabilidade dos itens.
“Com estas capacidades, o UAV contribui para a criação de um armazém mais eficiente, seguro e alinhado com os objetivos da Fábrica do Futuro, permitindo realizar operações de inventário de forma rápida, precisa e sem necessidade de intervenção humana direta”, acrescenta André Dias.
Outro dos trabalhos de investigação e desenvolvimento que o INESC TEC está a realizar no âmbito desta Agenda diz respeito ao uso de realidade aumentada para controlo de qualidade numa linha automóvel. Recentemente, a investigadora Filipa Ramalho apresentou o artigo científico “Human-Centered Augmented Reality in Manufacturing: Enhancing Efficiency, Accuracy, and Operator Adoption”, desenvolvido em co-autoria com a empresa Skill Augment, na Conferência Internacional sobre Avanços em Sistemas de Gestão da Produção, no Japão.
O investigador mencionado na notícia – André Dias – tem vínculo ao INESC TEC e ao IPP-ISEP
