Supercomputação une Europa, América Latina e Caribe – e o INESC TEC faz parte da equipa europeia que vai impulsionar esta cooperação transatlântica
Estão lançadas as bases para a criação de uma rede que vai promover a colaboração científica e tecnológica e potenciar o uso das infraestruturas de supercomputação na Europa, América Latina e Caribe. A intenção de avançar com o desenho, desenvolvimento e implementação da EU-LAC Supercomputing Network foi formalizada no Global Gateway Fórum, em Bruxelas, e conta com o envolvimento do INESC TEC.
O Global Gateway Fórum é um evento de alto nível, organizado pela Comissão Europeia, que reúne governantes, representantes de instituições financeiras, do setor privado e de outros quadrantes da sociedade, para explorar estratégias inovadoras. Deste Fórum, entre outros, resultou a assinatura de uma declaração de intenções para a constituição de uma rede de supercomputação, que possa tirar proveito dos recursos de HPC (High Performance Computing) existentes na América Latina e no Caribe e promover a sua ligação ao ecossistema de HPC da Europa.
Esta declaração prevê que, do lado europeu, o projeto que vai mobilizar a equipa responsável por impulsionar esta iniciativa arranque já em 2026 – e conta com a participação do INESC TEC, que será representado por Rui Oliveira, Diretor do Instituto. O Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA) será um dos centros europeus de supercomputação que integrará esta rede.
Em concreto, a EU-LAC Supercomputing Network vai promover a cooperação científica e tecnológica, através do treino e capacitação na operação e utilização de supercomputadores, e o desenvolvimento de aplicações para enfrentar desafios sociais com recurso a técnicas de Inteligência Artificial (AI), que exigem grande capacidade computacional.
A rede deverá potenciar o alargamento e envolvimento da comunidade científica EU-LAC em HPC e AI, o uso das infraestruturas EuroHPC por investigadores da América Latina e Caribe, e reforçar a utilização do cabo submarino BELLA, que liga a Europa e a América Latina.
A constituição desta iniciativa de cooperação transatlântica assenta no resultado de programas anteriormente financiados pela Europa e que contribuíram para aproximar as comunidades de investigação e desenvolvimento na área da supercomputação dos dois continentes. A iniciativa conta ainda com a participação da European High-Performance Computing Joint Undertaking (EuroHPC JU).
A Global Gateway é uma estratégia da União Europeia para impulsionar colaborações em setores como o digital, a energia ou a mobilidade, robustecendo, entre outros, as áreas da edução e da investigação ao longo do globo. A estratégia alinha-se com a Agenda 2030 da ONU e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O investigador mencionado na notícia tem ligação ao INESC TEC e à U.Minho
