Uma plataforma que combina conhecimento, inovação e formação para alavancar a economia azul do Atlântico

Image

Há um projeto que quer dar um novo fôlego à economia azul do Atlântico. O INESC TEC é um dos parceiros do UPWELLING que quer criar uma rede de inovação com o objetivo de oferecer formação e experimentação, garantindo a ligação entre empresas e centro de inovação.


O oceano é o laboratório do futuro. Nele, podemos encontrar um conjunto de oportunidades para um vasto ecossistema, mas há ainda limitações estruturais que precisam de ser ultrapassadas. “O potencial do mar é enorme. Mas há ainda escassa colaboração entre os diferentes intervenientes do setor, falta de competências especializadas e o acesso reduzido a infraestruturas marítimas”, refere a investigadora do INESC TEC, Paula Lima. A solução? Criar uma rede transnacional de colaboração e uma Academia capaz de oferecer formação especializada em tecnologias marítimas emergentes, prototipagem, experimentação e ligação entre empresas e centros de investigação. A UPWELLING Academy quer capacitar PME e startups e preparar uma nova geração de profissionais altamente qualificados no domínio das tecnologias do mar.

“Durante os próximos dois anos, pretendemos criar uma plataforma digital que irá integrar serviços de infraestruturas marítimas, oportunidades de emprego e recursos educativos, pôr em marcha a UPWELLING Academy, com programas de formação e cursos práticos em tecnologias marítimas emergentes e organizar hackathons colaborativos, provas de conceito e atividades de cocriação que promovam a inovação e o empreendedorismo no setor”, acrescenta a investigadora.

 O INESC TEC irá contribuir com o acesso às suas instalações experimentais e com o seu conhecimento prático e teórico, que resulta de outros projetos de energia offshore, robótica subaquática e monitorização oceânica. “Em conjunto com algumas entidades como a PLOCAN, o IPMA e o Marine Institute vamos dar também um contributo pedagógico, de modo a assegurar que a formação combina a componente científica com a aplicação real no terreno”, conclui Paula Lima.

Com um financiamento total de 28 milhões de euros, ao abrigo do programa de financiamento europeu Interreg Atlantic Area 2021-2027 - que promove a cooperação transnacional em 22 regiões atlânticas de Portugal, Espanha, França e Irlanda -, o projeto UPWELLING reúne um consórcio de instituições de referência, promovendo a cooperação entre países do Atlântico e criando oportunidades para uma economia mais sustentável, digital e resiliente.

 

A investigadora mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

Ver no website